Grupo Senzala

Histórico

O grupo senzala de Capoeira, teve sua fundação na década de 1930, na cidade do Rio de Janeiro.
A história do grupo senzala começa quando três irmãos (Paulo, Rafael e Gilberto Flores), mudam-se com a família para o Rio de Janeiro, vindos de Salvador na Bahia. Os irmãos que haviam feito alguns treinos de capoeira na academia do Mestre Bimba, resolvem organizar alguns treinos semanais, junto com alguns amigos, no terraço do edifício onde moravam, no bairro das Laranjeiras.
Aos poucos, aquele despretensioso grupo de amigos adolescentes, foi aumentando, o que gerou uma necessidade por parte deles em buscar mais experiencias em grupos de capoeira já existentes no Rio de Janeiro. Foi nesse período que participaram de atividades com a Capoeira de Sinhô, que provavelmente foi uma das últimas academias de capoeira que representavam a antiga capoeira do Rio de Janeiro, com elementos do samba duro e da pernada carioca. Participaram também de atividades e rodas do Mestre Arthur Emídio, Mestre Leopoldina, dentre outros.
Em 1965, chega ao Rio, o grupo de shows, Vem Camará, com elementos da capoeira regional bahiana. Esse contato, principalmente com o Mestre Acordeon, aluno do Mestre Bimba, deu aos participantes dos treinos no terraço das Laranjeiras, um maior leque de possibilidades para melhorarem ou criarem métodos de treinos com o intuito de aprimorarem e lapidarem a sua técnica de capoeira.
Entre 1967 e 1971, os integrantes do grupo passam a utilizar o nome SENZALA e se inscrevem no torneio berimbau de ouro, vencendo por três vezes consecutivas o campeonato, fato que da notoriedade ao grupo na comunidade da capoeiragem e na sociedade carioca da época. Foi nesse período também que o Grupo teve um aumento no número de membros e passa a utilizar u sistema de graduações.
Foi assim, bebendo do conhecimento da capoeiragem bahiana e carioca, que foi se formando um grupo de capoeiristas, sem o acompanhamento de um mestre especifico, que nasceu o Grupo Senzala de Capoeira. Com o passar dos tempos, os membros do Grupo que treinavam no terraço em Laranjeiras passaram a treinar em um local mais adequado, no Cosme Velho. Aos poucos esse grupo acabou se descentralizando e pulverizando suas atividades e treinos pela cidade do Rio de Janeiro, com alguns membros passando a dar aulas de capoeira em Universidades, escolas e academias.
Com o passar dos anos o Grupo Senzala passa a desenvolver trabalhos fora do Rio de Janeiro, chegando na década de 1980, a iniciar um processo imigratório de capoeiristas pelo restante do mundo. Hoje, o Grupo Senzala de Capoeira e um dos maiores e mais tradicionais grupos de capoeira do Brasil, estando presente em todos os continentes do mundo.