Professor Coqueiro

Professor Coqueiro

Sou Luiz Arnaldo Azevedo Schumann, mais conhecido no universo da capoeiragem como “Coqueiro”, nasci em 15/04/1972 na cidade de Recife/PE
Tive meu primeiro contato com a capoeira em 1981 quando meu primo Toinho (aluno de mestre Luiz Medicina, em Itabuna/BA), me guiou, em Guarapari/ES, nos primeiros passos da capoeira.
Em 1986, mudei com a família para a cidade de Juiz de Fora/MG onde inicie meus treinamentos de capoeira com o Mestre Pinheiro na Capoeira do Bomfim.
Em 1993, tive meu primeiro contato com o Grupo Senzala de Capoeira em um batizado na cidade de Ubá/MG.
Após participar de alguns workshops ministrados pelos mestres Ramos e Peixinho, em 04 de abril de 1994, viajei com meu amigo Franklin para a cidade do Rio de Janeiro/RJ a fim de participar da roda de mês do Mestre Peixinho na travessa angrense.
Conversamos com os Mestres Peixinho e Ramos sobre a possibilidade de ingressarmos na Senzala.
O Mestre Peixinho nos disse para participarmos dos treinos. Foi um período de bastante enriquecimento pessoal e de busca de conhecimentos no seio do lendário Grupo Senzala. Treinávamos algumas vezes em Copacabana e, principalmente, em Bangu, com o Mestre Ramos.
Durante o brilhante período de treinos com o Mestre Ramos, fui graduado com as cordas cinza e depois a corda azul pelo Grupo Senzala.
Fiquei em Juiz de Fora, estudando e dando aulas de capoeira de 1994 até 1999. Nessa época, meu irmão, o Coqueirinho e um amigo dele o Rodriguinho estavam sem grupo de capoeira. Apresentei os dois ao Mestre Peixinho e, após também ingressarem no Grupo Senzala e eu me mudar para o Espirito Santo, começamos, os três a treinar e dar aulas de capoeira em Vitoria/ES. Logo depois o Rodriguinho trouxe o Gavial para o Grupo Senzala.


Em 2002 me mudei para Portugal e, com a ajuda do Caracu passei a fazer um trabalho com capoeira (sob coordenação do Mestre Peixinho) na cidade de Guimarães Fiquei em Portugal até dezembro de 2005, ano em que retornei ao Brasil, ficando no meu lugar lá em Portugal, meu irmão, o Coqueirinho.
Quando retornei ao Brasil, continuei com trabalhos em Vitoria sob a coordenação do Mestre Peixinho quando peguei a corda verde no Rio de Janeiro.
Em 2011(quando o Mestre vem a falecer), passo a treinar com o Mestre Gavial do Grupo Senzala de Vila Velha/ES. Das mãos dele, recebi a corda amarelo-roxa e a corda Roxa.
Em agosto de 2017 volto para Portugal, dessa vez para a cidade do Porto, onde curso Mestrado em História e Patrimônio na Universidade do Porto.
Com a mudança para a Europa, e para facilitar o contacto, devido a proximidade, passo a ficar sob a coordenação de meu irmão, o Contramestre Coqueirinho, do Grupo Senzala de Capoeira (Estocolmo /Suécia).